quinta-feira, 5 de março de 2015

Ginástica Aeróbica e Acrobática 9° Ano

  • Ginástica Aeróbica: a Ginástica Aeróbica Esportiva, modalidade que exige dinamismo, ritmo, flexibilidade e coordenação, encontra no Brasil seu maior número de participantes. Saiba sobre este esporte tão bem visado pelos brasileiros.
História:
A ginástica aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral no final da década de 80. Mas, logo se transformou também em um esporte competitivo de alto-nível.
Em 1994, a FIG (Federação Internacional de Ginástica) decidiu organizar os campeonatos mundiais de Ginástica Aeróbica Esportiva e estruturar o esporte de acordo com as outras modalidades da ginástica. O primeiro Campeonato Mundial oficial foi realizado em 1995 em Paris e contou com a participação de 34 países.
O Brasil é, segundo a FIG, o país com o maior número de participantes - há aqui mais de 500 mil pessoas envolvidas com a ginástica aeróbica. Outros países de alto nível no esporte são: Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, Espanha e Romênia.

Como funciona:
Dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo são o que os atletas dessa modalidade procuram mostrar aos juízes em menos de 2 minutos de rotina (sequência de movimentos e exercícios apresentados em um determinado espaço de tempo). A apresentação é feita em um tablado que mede 7m x 7m e é acompanhada por música.
Os movimentos executados são divididos em várias "famílias", ou seja, agrupamentos, que vão de A até F. Os elementos da família A são os mais simples (e, portanto, os que recebem menor pontuação) e os da família F são os mais complexos (sendo então os que possuem maior valor de ponto).
A rotina deve mostrar exercícios equilibrados e executados com a melhor postura e técnica possíveis. É obrigatório incluir pelo menos seis movimentos de cada família de elementos. Assim o ginasta, ao final da rotina, terá apresentado seu dinamismo e força estática, flexibilidade, equilíbrio e habilidade para executar saltos. O atleta deve também demonstrar combinações de passos aeróbicos e sequências, incluindo sete passos básicos obrigatórios.

Fonte:http://inema.com.br/mat/idmat068953.htm. Acesso em: 03/03/2015.



  • Ginástica Acrobática: a Ginástica Acrobática engloba em suas rotinas diversos movimentos de solo da Ginástica Artística. Os movimentos isolados (a acrobacia em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos), por equilíbrios e força (exercícios estáticos) e por exercícios individuais(saltos, giros, equilíbrios e etc). É um esporte dinâmico. Desenvolve em seus participantes – homens e mulheres de todas as idades – coragem, força, coordenação motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilíbrio. Os acrobatas executam rotinas com a cabeça, mãos e pés dos seus parceiros, criando um esporte belo e, ao mesmo tempo, intrigante. As rotinas são apresentadas em um tablado de 12x12 metros e acompanhadas por música e coreografia. As séries são executada dentro de no máximo 2 minutos e 30 segundos. Isso ajuda a enriquecer o movimento de corpo e cultura musical dos ginastas. A Ginástica Acrobática, por ter como principal característica a apresentação em par e grupo, requer um alto grau de confiança e cooperação entre os seus participantes. O nível técnico das competições, em praticamente todas as categorias, é bastante elevado. Devido a isso, os ginastas acrobáticos treinam no mínimo 3 horas por dia e 5 vezes por semana.
Composição dos pares e grupos:
  • Nas Duplas temos o volante e o base. O volante executa os equilíbrios e os mortais e o base sustenta os equilíbrios e lançamentos do volante partindo de posições diferentes.
  • Nos Trios temos o volante, o intermediário e o base. O volante executa os equilíbrios e os mortais, o intermediário sustenta o volante junto com o base nos equilíbrios e ajuda o base a lançar o volante nos mortais. Os intermédios também podem atuar junto com o base auxiliando-o, passa neste caso a ser “base” também.
  • No Quarteto temos um volante, dois intermediários e o base, O volante executa os equilíbrios e os mortais, os intermediários sustentam o volante junto com o base nos equilíbrios e ajudam o base a lançar o volante nos mortais. O intermediário também pode ser lançado para um mortal junto com o volante.
  • Nos pares mistos, o base é o elemento masculino e o volante é o elemento feminino.
  • Nos trios todos os elementos são femininos.
  • Nos quartetos todos os elementos são masculinos.
(*) Rotina = sequência de movimentos e exercícios apresentados em um determinado espaço de tempo.

Fonte:http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=163. Acesso em: 03/03/2015.





  • Questões:
1. Que tipos de movimentos prevalecem na Ginástica Aeróbica?
2. Que tipos de movimentos prevalecem na Ginástica Acrobática?
3. O que mais te chamou atenção nas coreografias?
  • Pesquisa:

  1. Quais são os principais eventos nacionais e internacionais de Ginástica Aeróbica e Acrobática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário