terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lesões no Esporte - 9º Ano

Por que motivos ocorrem as lesões no esporte?
Basicamente há dois motivos para a ocorrência de lesões resultantes de atividades esportivas:
Lesões intrínsecas: causadas por fatores individuais e biológicos como a história passada do atleta e seu nível de condicionamento. Ex: disfunções musculares, os estiramentos e as rupturas.
Lesões extrínsecas: causadas por fatores externos, como o trauma de um objeto colidindo com o grupo muscular, e do meio ambiente, tais como um piso de corrida, equipamento esportivo, colisão com um adversário ou condições climáticas. Ex: contusões e fraturas.
  • 10 tipos de lesões mais comuns:
Câimbra: contração involuntária e dolorosa do músculo.
Contusão: é um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca uma compressão violenta.
Distensão ou estiramento: resultado do alongamento das fibras musculares além do seu comprimento normal. O músculo distende-se e provoca dor, fisgada e às vezes, incapacidade de contrair normalmente.
Entorse: movimento anormal de uma articulação, além do que os ligamentos podem suportar, resultando em lesões dos ligamentos. É o acidente mais freqüente no meio esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos. O nome mais comum é a “torção”.
Fratura: perda da continuidade de um osso, que pode apresentar desvio ou não. Nesse caso, o osso “racha” em dois pedaços e provoca muita dor.
Hérnia discal: Uma condição médica que afeta a coluna vertebral em decorrência de traumas, levantamento de pesos excessivos ou com uma postura incorreta ou devido a causas desconhecidas.
Luxação: deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com os ossos. Às vezes, mais grave do que uma fratura. Comumente, pode-se dizer que: “Desloquei o ombro”.
Pubalgia: provocada pela realização de exercícios físicos intensos, causando dor na região do púbis. Pode ser confundida com uma distensão muscular pois possui os mesmos sintomas básicos.
Síndrome de colisão do ombro: ocorre quando os tendões dos músculos do manguito rotador se irritam e inflamam e geram fraqueza, dor, e perda de mobilidade dos movimentos do ombro.
Tendinite: é a inflamação do tendão (cordão ou feixe fibroso localizado na extremidade dos músculos), conseqüência da repetição excessiva de movimentos. Pode ser confundida com a bursite, e está presente também na famosa LER.

Como prevenir a ocorrência de lesões no esporte?
Em primeiro lugar é fundamental observar alguns critérios antes de adotar algum esporte específico ou ritmo de treinamento. A que se considerar a sua adaptação diante a habilidade de determinada prática esportiva, bem como considerar sua idade e peso, condicionamento físico, e outros indicadores que serão a base para que, junto ao seu treinador, caso opte por um acompanhamento profissional capacitado, atenha-se a 10 aspectos relevantes:
Realize uma avaliação clínica, física e psicológica;
Monte uma especificação rigorosa da sessão programada sem exagerar no esforço e no tempo dedicado, balizados conforme seus limites individuais;
Analise os riscos de cada exercício baseado em seu histórico fisiológico;
Faça um treinamento específico para cada modalidade, com alongamento antes e depois de qualquer atividade física. Apesar de alguns estudos questionarem a necessidade deste preparo prévio e posterior, muitos especialistas ainda o recomendam;
Conheça as regras do esporte que será praticado;
Use equipamentos de proteção e as roupas adequadas a cada esporte, como capacetes, joelheiras, protetores de ombros, tornozelo e boca;
Escolha calçados adequados para a sua atividade física. Lembre-se que os pés são o ponto de apoio que permitem ao indivíduo adotar as posturas adequadas às várias atividades físicas. Caso o alicerce não seja bom, a construção pode desmoronar e é isto que pode acontecer com o corpo humano, além das dores nos pés, tornozelos, joelhos e na coluna;
Opte por uma superfície de treinamento ao evitar correr em superfícies muito duras, como asfalto e concreto, tanto em aclives como em declives. Os pisos emborrachados são uma excelente opção para minimizar o desconforto e diminuir os impactos sofridos pelo corpo;
Durma bem, pois os tecidos musculares usados no exercício são reciclados, removidos e trocados por tecidos novos e células novas, para que o seu corpo possa enfrentar uma nova jornada. O sono que repara o organismo e nos deixa preparados para a malhação;
Adote uma alimentação adequada, com carboidratos, proteínas e gorduras, e hidrate seu corpo antes, durante e após os treinamentos.

Disponível em: http://www.mundoboaforma.com.br/maiores-causas-das-lesoes-esporte-e-como-prevenir/. Acesso em: 18/08/2015.


Questões:
1. Na sua prática esportiva diária, quais são os cuidados tomados para evitar possíveis lesões?

Pesquisa:
1. Quais são os esportes que mais ocorrem lesões? E quais são essas lesões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário